sábado, 13 de setembro de 2008

Nosso amigo Fernando Pessoa

Quando lemos poemas, poesias não temos a idéia dos ensinamentos que podem nos proporcionar. Foi então que lendo "A Casa Branca Nau Preta" na obra "Álvaro de Campos - Fernando Pessoa - IV", em um de seus textos reparei em um trecho encantador e de uma mensagem em suas entrelinhas, cá está o trecho:

"...é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta. Porque o que basta acaba onde basta, e onde acaba não basta, E nada que se pareça com isto devia ser o sentido da vida..."

O que vejo com esse fragmento é a noção de que na vida é necessário ir além das expectativas, não de contentar com o pouco feito e realizado. Se há formas de progredir mais e mais, há de se correr atrás, de usar a capacidade e pasmar-se com ela caso não seja comum propor a si determinados desafios.

Fernando Pessoa tem um brilho especial, qualquer heterônimo que lemos é construtivo. Podemos não concordar com tudo que fala, mas podemos ser bons críticos e debatedores, formadores de opinião sobre a forma de pensar e fazer sua literatura. Nosso amigo, ah...Nosso amigo já não está cá, mas com certeza suas obras ainda movem muitos leitores a pesquisá-lo e se deliciarem!

Recomendo! Boa leitura!
Até logo!

5 comentários:

Danielle e Anderson disse...

Linne...como sempre mandando super bem, sou sua fã.
Acho q o q escreveu hoje podemos aplicar na nossa vida...Pessoa sabe das coisas...rsrs.
Bjinss e parabéns

Ana Carolina Dinardo disse...

Com certeza,temos que ir além das nossas expectativas.Pois para quem busca crescimento não existe ápice,não existe ponto mais alto,poruqe sempre estaremos a buscar novos horizontes.

Fernando Pessoa é maravilhoso e sempre que leio algo muda em mim.

Bom texto Alinne!
Coloquei teu blog nos links

Beijos

Anônimo disse...

Fernando Pessoa não é o escritor que mais li na vida, mas certamente é um dos que mais quero ler. Em breve, quando voltar a ter um tempo decente, voltarei a me dedicar à leitura!

Anônimo disse...

Ah, obrigada pelo elogio ao meu texto. =)

Eu sou uma boa escritora quando o assunto envolve algum excesso etílico. Acho que tenho um bom conhecimento do assunto.

Beijos.

Tatiana Lazzarotto disse...

Oi, Alinne!
Valeu pela visita no nosso blog. Gostei muito do seu post, pq Fernando Pessoa é um autor que me encanta. Ando preferindo autoras femininas, mas ele, ah, ele sempre estará em meu coração. Na faculdade de Letras tive aula com uma doutora no assunto, apaixonada por ele. Impossível não se encantar também. Adorei a passagem.
Beijos e espero q a gente se encontre.
Tatiana
(meu blog pessoal: www.tatilazz.zip.net)
www.mulheresdeathenas.blogspot.com