sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nem mil e uma noites ou Ali Babá e os 40 Ladrões




Você conhece alguma obra que seja da literatura árabe? Pois é, Khaled Housseini virou o bam-bam-bam de vendas apresentando obras excelentes como "O caçador de Pipas" que se tornara filme e "A Cidade do Sol". Caiu como luva para o gosto de muitos frequentadores de livrarias que buscavam novidades para seguirem a ler e ler.

Modinha ou não, penso que há muito aprendizado e motivação nestas obras especificamente. A realidade é nua e crua. O choro surge tão frequentemente que encharca as folhas do livro e é da inocência à pena, da raiva à angústia que os capítulos vão se transformndo em algum drama não muito conhecido nos livros. Para os que cansaram se ler românticos e suas lamentações, revoltados e suas idéias de como mudar o mundo, testes e dicas para viver melhor e outros, é uma boa pedida!
O que pensa sobre essa nova safra? Anda repetitiva? Massante? Altamente diferente?
Fato é que respeito a diferença cultural, mas não acho compreensiva a visão que têm da mulher nesses lugares. O nada é mais que as mulheres no Oriente Médio.

PS: Não querendo implicar com outras formas de literatura e já implicando, a única que me desagrada de fato é a auto-ajuda que não deve ajudar ninguém. Mas esse papo deixemos para outro momento. Aqueles que gostam não me bombardeiem! Darei um espaço exclusivo para o tema!

Beijos, abraços e apertos de mão!
Até logo!
Alinne.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não li as obras. Não sei se estou no espírito de ler esse tipo de literatura, onde as lágrimas afloram. Prefiro algo mais leve ou informativo. Uma biografia talvez.

gui makoto disse...

eu acredito que ao mesmo tempo em que existem pessoas que atrapalham os sonhos, existem as que ajudam, nao fazendo por você, mas guiando para o rumo certo..

então, se essas pessoas atrapalham? nem tanto e ainda afirmo 'quem acredita, sempre alcança' =]

obrigado pelo elogio

Eu li o Caçador de Pipas, gostei bastante, é um texto ao mesmo tempo leve em que não te joga brutalmente as palavras e é muito forte, principalmente na questão do enredo.. No caso do Caçador de Pipas, não vi muito do machismo..Não li a Cidade do Sol, mas pelo que vi do enredo, esse sim tem um traço cultural bem forte..
Outro livro que retrata o dia-a-dia do povo do Oriente Médio, é o livreiro de Cabul que estou querendo ler em que uma jornalista, acho que holandesa, conviveu durante um tempo com uma família em Cabul e relatou/escreveu.. mas parece que acabou distorcendo os fatos e nisso o anfitrião que recebera a jornalista escreveu uma 'réplica' publicando 'Eu sou o livreiro de Cabul'..

beijos!