segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Preconceito lingüístico

O preconceito lingüístico de fato existe, assim como tantos outros. E para melhor explicar, vou lançar umas informações para realizar uma linha de raciocíneo.
Em língüística, aprende-se as várias Heterogeneidades existentes na língua. As heterogeneidade são: Social, Profissional, Sexual, Etária...
E essas heterogeneidades "provocam" o preconceito, na medida em que um mensageiro se expõe e o receptor o percebe.
Exemplificarei para tornar a explicação ainda mais compreensível.

1) Etária: "Pega essa parada pra mim?"

Um jovem diria essa expressão e seria perfeitamente compreendido caso seu receptor for outro jovem. Porém, se uma pessoa de mais idade o escuta falar asssim, certamente não compreenderá e pedirá para repetir o que deseja.

2) Profissional: "A minha grade está cheia de janelas." Esta seria uma frase comum entre professores, refrindo-se aos tempos vagos entre seus tempos de aulas.

E assim há outros exemplos, mas com estes 2 , se tem uma noção do que se fala.
O preconceito vem das disferenças, e lingüísticamente isto também ocorre, também é possível.

Para quem desconhece o assunto e deseja obter maiores informações, comunique-me!

3 comentários:

ℭacilhας, ℒa ℬatalema disse...

Então estou a me comunicar, ora pois!

Assunto deveras interessante. =)

Só não consegui acompanhar até onde o autor quis chegar. Poderia desenvolver mais o tópico?

Tenho muitas idéias a pipocar em minha cabeça sobre o assunto.

[]'s

Anônimo disse...

OI, mana!
Seu blog ta maneiro!!!!
Te adoro!
Sei q vc conquistará todos os seus sonhos pois sua gana de vencer é mt grande!Testemunho isso a cada dia q convivo ctg!
Bjsssss!Te adoro!

Carlos disse...

Discordo da sua exposição. Ela apenas descreve as diferenças entre grupos lingüísticos, mas não o preconceito, que consistiria na valoração sobre a diferença. O preconceito não se encontra nas dificuldades de comunicação entre, por exemplo, faixas etárias diferentes, mas na idéia de uma delas de que a variação da outra é inferior ou até mesmo superior de lagum modo: é muito comum pessoas com pouco domínio da norma culta julgarem aquelas que a dominam como "mais inteligentes" ou "esclarecidas" - o que está longe de ser uma regra.
Tolere o meu vocabulário "solto", por favor, porque (infelizmente) não estudo letras, mas (felizmente) filosofia. Um abraço.